(55)3227-2000   
Seg-Sexta 8:00 às 14:00

A Secretária de Assistência Social, Mariana Mello, recebeu nesta semana na sede da Secretaria o Sr. Valdetar, representante da Rádio Comunitária.

O encontro teve por finalidade debater e planejar o projeto que será realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Rádio nos dias 18 e 25 nas dependências do Centro de Convivência.

“A Secretaria possui uma função importante e, cada vez mais, precisa acessar à população levando os serviços públicos” falou a Secretária.

Maiores informações e a programação da iniciativa deverão ser divulgadas nos próximos dias.

Foram instalados no Município de Itaara 15 (quinze) novos contentores para coleta de resíduos urbanos durante o mês de fevereiro.

A aquisição e instalação ocorreram por intermédio da Secretaria de Município de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente e viabilizada através de recursos de emenda impositiva destinada pelo Vereador André Burin.

Segundo a Secretaria, a demanda da população era bastante grande devido à limitação dos pontos de descarte de resíduos sólidos, assim como, pontos que estavam danificados.

“Esses equipamentos são fundamentais para contribuirmos para a limpeza da cidade” destacou a Prefeita em exercício, Salete Desconzi.

Foi realizada nesta terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, uma visita técnica pela Secretaria de Assistência Social na Comunidade Terapêutica Maria Madalena, situado no Município de Itaara.

A CT Maria Madalena disponibiliza vagas para acolhidos em dependência química e presta, junto à comunidade, importante serviço social.

No encontro, as equipes do Município e da Instituição planejaram visita para realização de inscrições e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico) dos acolhidos, o que viabiliza o acesso à programas sociais, além de iniciado o diálogo para projetos e parcerias entre a Administração e a CT.

Participaram da visita técnica a Secretária de Assistência Social, Mariana Mello, a Assistente Social, Ana Laura, a Diretora de Recuperação Mileni Scalco, o Supervisor Leandro Medeiros, a Assistente Social Angela Gomes e o Educador Social Marcelo Camejo.

A Secretaria de Município de Itaara divulgou o cronograma atualizado de vacinação da COVID-19 para todos os grupos.

Segundo a Pasta, a vacinação para adolescentes com 12 anos ou mais assim como adultos ocorre todas as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h.

Para as crianças o esquema organizacional é diferenciado, por faixas etárias e doses da vacina, o que viabiliza melhor recepção dos cidadãos e evita filas e espera.

Além disso, já estão disponibilizadas pela rede de saúde a vacina bivalente para os idosos com 70 anos ou mais, desde que possuam pelo menos duas doses da vacina anterior.

Confira a íntegra da programação e eventuais dúvidas poderão ser sanadas diretamente da Unidade de Saúde Central.

 

 

 
À População de Itaara.
 
 A Secretaria de Infraestrutura e Serviços através do Secretário Sr. Juliano Vieira, do Diretor de Obras Cléber Luís e do Diretor de Serviços Edson Mazzardo, vem por meio deste, esclarecer a população de Itaara o planejamento na execução dos principais serviços a prestar ao Município e o porquê da demora no atendimento a alguns dos serviços básicos e necessários ao bom andamento nesta cidade.
 
 Em Dezembro de 2022 quando iniciamos as atividades nesta Secretaria com a administração atual em exercício, o setor estava caótico e sem condições de fazer um trabalho correto e com segurança aos servidores envolvidos, muito menos com efetividade e produtividade a população.
 
 Não existia equipamento adequado e em condições de uso, desde máquinas, caminhões, retro escavadeiras e equipamento de pequeno porte como costais.
 
 A grande maioria em manutenção ou sem peças de reposição, necessitando novos empenhos, ou seja, em final de exercício e com um cenário nada favorável. 
 
A Mão-de-obra está escassa e sem a quantidade correta para atender as demandas da comunidade, sendo cada um em sua função de origem e correta. 
 
Não havia EPIs básicos para proteção dos funcionários, tanto na operação de máquinas como na manutenção da iluminação pública.
 
 Após três meses de trabalho sério, e fazendo o serviço que era possível com as máquinas e mão-de-obra que estava disponível, conseguimos por exemplo, realizar a roçada de todas as paradas de ônibus, as entradas da cidade, os postos de saúde, Polícia Civíl e Brigada.
 
 Nivelamento (patrola e rolo) na estrada velha do Perau, Rincão do Canto, Estrada Cauduro, Gralha Azul, Estrada Etelvina e nos Minelos, Gaspar Veleda e suas travessas pelo menos duas vezes.
 
 Troca de tubos entupidos e revitalização de valas para um escoamento adequado em dias de chuva na Etelvina, Perau e centro.
 
 A manutenção da via no Parque Pinhal, colocação de tubos para entrada principal de várias residências no Oasis e Serrano I. 
 
Além de trabalhos em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Assistência Social.
 
 E ainda assim, a entrega de água potável a várias famílias que nunca foi interrompido.  
 
Tudo isto demanda estrutura, máquinas e principalmente mão-de-obra que não temos ainda, mas continuamos trabalhando.
 
Agora com planejamento adequado e com segurança, além do novo projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores na última segunda feira dia 27/02/2023, iremos fazer a contratação na quantidade adequada de mão-de-obra. 
 
Vamos iniciar as atividades e o atendimento às demandas do município com maior efetividade e rapidez, além de ser divulgado semanalmente um cronograma de atendimento a população, tanto nas obras e manutenção, quanto na iluminação pública. 
 
Será disponibilizado um link direto, via site, e-mail ou telefone com a Secretaria de Infraestrutura para que a população possa de forma rápida abrir seus chamados e ter o atendimento adequado e em tempo de resolução.
 
Nestas primeiras semanas de março será restabelecida a manutenção da iluminação pública, com segurança adequada a todos e velocidade no atendimento, não deixando mais a população "às escuras".
 
Quanto as estradas, roçadas e manutenção, já estamos em atendimento, como por exemplo, na estrada da Limeira, Cauduro e Ibicuí.
 
 Trabalhos estes iniciados esta semana assim que a máquina articulada ficou pronta. 
 
O cronograma será ajustado obedecendo as demandas sempre nas sextas-feiras para a semana seguinte, preferencialmente. 
 
A execução será por bairros para otimizar custos na operação aos cofres públicos, diminuindo deslocamento de todo o maquinário da Secretaria. 
 
Este cronograma, será feito em parceria ao público através de suas solicitações de chamados (que já vem sendo realizado e protocolado na secretaria), e a gestão interna irá criar os cronogramas com o planejamento para novas infraestruturas e chamados. 
 
Sendo assim, um atendimento rápido e definitivo, sem medidas paliativas que nunca dão um resultado efetivo e concreto. 
 
Será um trabalho árduo e contínuo, mas todos terão uma cidade melhor para viver. 
 
No que diz respeito à Secretaria de Infraestrutura, estamos todos inclinados a entregar o melhor.
PLANEJAMENTO 2023:
 
Para este ano, a Secretaria já está trabalhando em cima de importantes projetos que contemplam demandas das diversas comunidades.
 
São eles nas áreas de iluminação, para fins de qualificar os pontos de energia tanto na área urbana como rural, melhorias em vias principais de acesso aos bairros e comunidades do interior.
Além disso, melhorias na Avenida Guilherme Kurtz trecho velho sem calçamento até a entrada da cidade.
 
Está em planejamento a possível aquisição/doação de veículos leves novos, retroescavadeira e/ou escavadeira e caminhão plataforma, para aprimorar e agilizar os atendimentos.
 
Sem mais para o momento e certo da atenção de todos, estamos à disposição para ajudar em tudo que pudermos e melhorar esta cidade.
 
Juliano Vieira – Secretário de Infraestrutura
Edson Mazzardo - Diretor de Serviços e Iluminação Pública
Cléber Luis Santos – Diretor de Obras

A melhoria na prestação do serviço público é uma das funções da Administração e, com esse intuito, profissionais da saúde da Prefeitura de Itaara estiveram reunidos na última quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023.

O encontro que ocorreu no Centro de Convivência contou com a participação de representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), com sede em Santa Maria.

Doenças e agravos de notificação compulsória em saúde do trabalhador foram pautas abordadas durante a atividade que reuniu membros da equipe durante o turno da manhã.

Estão previstos para ocorrer, ao longo do ano, outros encontros e treinamentos para aperfeiçoamento das rotinas da repartição.

brasao

Av. Guilherme kurtz, n° 1065 
Itaara - Rio Grande do Sul
Cep 97185 - 000
 
(55) 3227-2000
 
Horário de Atendimento
Seg - Sex 08:00 às 14:00 

Search