(55)3227-2000   
Seg-Sexta 8:00 às 14:00

A saúde está ligada ao bem-estar não apenas físico, mas também social, emocional e ambiental. As Ações em Saúde desenvolvidas pela Atenção Básica,  buscam somar esforços  e implantar  políticas públicas para assegurar o direito à saúde aos munícipes. 

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de saúde tem tornado os serviços assistenciais da Atenção Básica mais acessíveis, com um  forte viés de prevenção e  educação em saúde, realizando ações que visem  dar resolutividade a atenção integral, contemplando a saúde complementar através da realização de exames.

A  enfermeira Roselaine Machado, responsável técnica  na secretaria de saúde, pontuou a importância de trazer a saúde mais perto da comunidade e disponibilizar horários alternativos para que a população tenha acesso para fazer os exames.

Trazer os equipamentos de ultrassonografia, implantar aplicativo de conexão imediata com especialistas, como cardiologista para laudo ou interconsulta se necessário, trazer o laboratório para coleta, ofertar exames preventivos e orientações, tudo em um só dia, só acrescenta à saúde Municipal e facilita aos usuários, ressalta a mesma.

A oferta de soluções que beneficiam a população também conta com eletrocardiograma e interpretações momentâneas, através da parceria da Rounows.

Um exame tão importante para avaliação cardiológica, não deve permanecer em uma gaveta ou em filas de espera, acrescenta o secretario de saúde, Paulo Roberto Bortoluzzi.

Segundo o mesmo, se tem recurso deve ser aplicado no que a população necessita.

Neste sentido foram somados os recursos de Emendas Parlamentares não utilizados no exercício de 2021 e realizado plano de aplicação através do conselho municipal de saúde, para a realização de exames que aguardavam na fila, por isso implantamos o FILA ZERO, objetivando zerar a grande lista que estava no setor de  regulação Municipal.

No dia 13/04, foi realizado na Esf Central nosso dia de Integração, onde foram realizados 797 exames laboratoriais, 165 vacinas, 29 ultrassons e 22 eletrocardiogramas.

 No dia 25/05, foram realizados na ESF Serrana 303 exames laboratoriais, 20 eletrocardiogramas, 30 ultrassons e vacinas 83.

É gratificante ver que 70% da Fila de exames da Regulação já foram realizados.

Além dos exames com resultados momentâneos, como o eletrocardiograma e ultrassonografia, são realizadas as coletas de exames laboratoriais e ofertados testes rápidos, encaminhamentos e outras terapias alternativas.

A saúde como potencializadora dos recursos municipais deve sempre estar atenta para a aplicação correta dos mesmos e, através do conselho Municipal de saúde gerenciar estas ações através dos planos de aplicação.

Convêm ressaltar que os recursos das emendas também estão sendo utilizados para cobrir os valores de exames de média e alta complexidade que o SUS não  está disponibilizando.

 

 

1_1_1.png2_1.png

3_1.png4_1.png

5_1.png 6_1.png

 

Comunicado_para_empresas_simples_amareloo.png

 

O saque do FGTS Calamidade já está disponível para a população da cidade de Itaara.

Para entender melhor:

O Saque Calamidade permite ao trabalhador sacar até R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural (alagamentos, deslizamentos de terra, fortes chuvas etc.) que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil de seu município.

O saque pode ser liberado para cada evento caracterizado como desastre natural, respeitado o intervalo mínimo de 12 meses entre um saque e outro.

  • O Decreto nº 12.016 de 07/05/2024 dispensou o intervalo de 12 meses entre os saques para a situação de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em Municípios do Estado do Rio Grande do Sul no mês de maio de 2024

O trabalhador pode solicitar o saque após a habilitação do município junto à CAIXA.

Até quando o saque fica disponível?

A solicitação de saque deve ser realizada em até 90 dias da publicação da portaria do MIDR -Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal que reconheceu a Situação de Emergência ou o Estado de Calamidade Pública no município.

Como solicitar?

Os trabalhadores residentes em área afetada pelo desastre natural de município cadastrado na CAIXA podem solicitar o saque pelo APP FGTS ou em uma Agência da CAIXA, munidos dos seguintes documentos:

a) Documento de identificação pessoal (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Identidade Profissional, Passaporte) e;

b) Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de Cartão de Crédito, entre outros), emitido nos 120 dias anteriores à data do decreto municipal da calamidade em decorrência do desastre natural.

Caso não haja possibilidade de comprovação de residência por meio destes documentos, admite-se Declaração emitida pela Prefeitura Municipal, a qual deve ser apresentada em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente, atestando que o trabalhador é residente na área atingida.

c) Selfie com o mesmo documento de identificação – em caso de pedido pelo APP FGTS

Em caso de dúvidas ou pedido de apoio, entre em contato pelo número 3227-2000.

A Prefeitura Municipal de Itaara se solidariza pelos atingidos por esta catástrofe.

 

Aviso_importante.png

A Secretaria de Município de Finanças, por intermédio do Setor de Arrecadação, informa aos cidadãos que a taxa de alvará de localização do ano de 2024 terá seu vencimento no dia 25 de julho de 2024.

Os interessados devem atentar para a data limite de vencimento e, preferencialmente, solicitar a guia para pagamento de forma antecipada para evitar atrasos.

A emissão poderá ser feita diretamente no Centro Administrativo Municipal, no Setor de Arrecadação (subsolo da Prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou ainda, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas e esclarecimentos poderão ser obtidos pelo (55) 3227.2000 – Ramal 2217.

cbe2bf69-702d-4ab2-bb9b-40d38081f3e5.jpg

 
   Iniciou em abril, o prazo para que produtores rurais possam manifestar interesse na primeira etapa do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo para o ano-safra 2024/2025. Serão disponibilizadas cerca de 50 variedades de sementes de milho híbrido convencional, milho transgênico e sorgo.
  Os interessados na Etapa Safra devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente de Itaara até o dia 29 de maio. A entrega dos pedidos será feita entre os meses de julho a agosto.
 
  Mais informações na SDAMA.
  Telefone: (55) 99623-1321.

brasao

Av. Guilherme kurtz, n° 1065 
Itaara - Rio Grande do Sul
Cep 97185 - 000
 
(55) 3227-2000
 
Horário de Atendimento
Seg - Sex 08:00 às 14:00 

Search