ITAARA ESTÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO AO PERÍODO DE ESTIAGEM

Foi assinado nesta quarta-feira, 11 de janeiro de 2023, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente de Itaara o Decreto Executivo nº 2770, que “Declara situação de emergência nas áreas do Município afetadas pelo evento adverso estiagem – COBRADE 1.4.1.0, conforme IN/MDR 036/2020”.

O documento expedido pela Prefeita em exercício, Salete Desconzi, leva em consideração o resultado de reuniões e estudos realizados nas últimas semanas, com diversos órgãos e profissionais das áreas de assistência e desenvolvimento rural.

“São vários os prejuízos econômicos e sociais decorrentes desta condição climática e, sozinhos, enquanto Município, não conseguiremos minimizar as consequências” frisou Tita Desconzi.

Foi externado que, nas últimas semanas, a Defesa Civil tem fornecido de forma recorrente água em diversos pontos da cidade, assim como, em avaliação feita pela EMATER as perdas no meio rural são expressivas.

Pelo Decreto, ficam autorizadas à convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre natural, de realização de campanhas de arrecadação de recursos, assim como, a utilização de espaços particulares que porventura sejam necessários para resposta à emergência, assim como, uma série de medidas compensatórias para os atingidos pelo evento climático.

O Decreto tem validade por 180 (cento e oitenta dias) e entrou em vigor na data de hoje.

Participaram das discussões nos últimos dias a respeito do tema e, ainda, estiveram presentes no ato de assinatura o presidente da Câmara de Itaara, Vereado Edson Vasconcellos, pela Procuradoria o Dr. Roger Castro, pela Secretaria Extraordinária a Dra. Maiara Pavão, pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente o Diretor João Carlos Machado, o Engenheiro Florestal Vinicius Spolaor e a Estagiária Bruna Ceretta, a assistente social do Município Ana Laura dos Santos, o coordenador da Defesa Civil Municipal – Atílio Cezar, a representante da EMATER – Aline Baldissera, representante da CORSAN – Nelson Weber, o Diretor da Secretaria de Infraestrutura – Cleber Santos, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – Alberto Pantaleão dos Santos e o engenheiro agrônomo Benhur Ferigolo.