Inspetoria Veterinária de Itaara recebe certificado de zona livre da Febre Aftosa sem vacinação

Na manhã de quinta-feira, dia 01 de julho, o Escritório de Defesa Agropecuária de Itaara, recebeu da Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura de Santa Maria, um certificado de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação.

O certificado é uma forma de homenagear os servidores, colaboradores e produtores rurais pelo trabalho desenvolvido na região para que o Estado fosse reconhecido como zona livre da Febre Aftosa sem vacinação, no mês de maio de 2021 por meio do reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A retirada da vacinação representa também uma economia de R$ 214 milhões ao ano para os produtores gaúchos, levando-se em conta os custos das doses, a logística de distribuição, mão-de-obra e a perda de peso dos animais por reação à vacina detalha a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Participaram do ato, o Coordenador Regional da Secretaria da Agricultura de Santa Maria, Celso Carvalho, o Prefeito de Itaara, Silvio Weber, Leonardo Werlang (Servidor Veterinário da Secretaria da Agricultura) e Alexandre Dalbosco, Veterinário da Inspetoria de Itaara. O certificado foi assinado pelo Coordenador Regional da Secretaria da Agricultura, Celso Carvalho e pela Supervisora Regional Gisane Lanes de Almeida.

O Prefeito Silvio Weber, elogiou o trabalho dos servidores e também dos produtores rurais que colaboraram declarando seus animais e vacinando contra a febre aftosa. “Sem a colaboração dos produtores e servidores das inspetorias certamente não teríamos atingido este status. Esta é uma conquista histórica para o Estado, depois de 20 anos de espera. Com isso vamos expandir a exportação da carne gaúcha para diversos mercados e os produtores ganham, pois isso vai gerar mais emprego e renda” comemorou o prefeito.inspecao