Itaara e Santa Maria juntas na busca pela Escola de Formação de Sargentos das Armas (ESA)

Na terça-feira, dia 09 de março, o Prefeito Silvio Weber, recebeu em seu gabinete a visita do Prefeito em Exercício de Santa Maria, Rodrigo Décimo e do Coronel Portela, do Exército Brasileiro. Também participou do encontro o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural, Arthur Nagel Heinz e a Secretária Extraordinária, Luciane Lemos.

Na pauta do encontro esteve a possibilidade da vinda da Escola de Formação de Sargentos das Armas (ESA), para Santa Maria e com isso a busca de parceria com o município incentivando esta importante conquista para a região.

O convite para o encontro partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural que fez um primeiro contato com o Coronel Portela e colocou o município de Itaara à disposição para ajudar Santa Maria a sediar a ESA, e com isso Itaara passar a fazer parte do mapa da movimentação que a instituição vai gerar, atraindo uma parte do investimento para Itaara.

A Escola de Formação de Sargentos das Armas, que há mais de 70 anos esteve situada em Três Corações (MG) em breve, estará de mudança. Desde que um movimento do próprio Exército foi iniciado, ainda em 2020, em busca de um novo município-sede, Santa Maria entrou no radar dos militares.

No páreo por um investimento de cerca de R$ 1,2 bilhão, Santa Maria é a única cidade do Rio Grande do Sul que pleiteia ser sede da ESA, mas conta ainda com Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) que participam da disputa.

Os setores econômicos e produtivos olham o calendário com otimismo para o mês de maio, que é quando o Exército vai anunciar a cidade escolhida para receber a ESA.

Para a economia local, ao observar tanto a busca por receita (por parte do poder público) quanto para as pretensões do empresariado local, a garantia da Escola de Sargentos em solo santa-mariense seria um presente, que beneficiaria toda a cadeia produtiva da cidade e dos municípios da região, incluindo Itaara.