Projeto da Secretaria Municipal de Saúde voltado para Idosos, crônicos e gestantes em tempos de pandemia.

A partir da criação do Gabinete de Prevenção a COVID 19, que integra secretários municipais de saúde, VISA e Defesa Civil municipal, os quais, contam com apoio técnico cientifico Médico Infectologista Fabio Lopes Pedro e na Saúde Mental das Dras. Enfermeiras Daiana Foggiato de Siqueira e Dilce do Carmo que tem por objetivo, orientar a gestão municipal sobre as ações de resposta a COVID 19, a gestão municipal lançou uma questão a equipe técnico cientifica: Questão:  O que mais a gestão municipal pode fazer para minimizar o processo de transmissão do novo coronavírus no município? Resposta: Com uma atenção especial aos grupos prioritários vocês estarão dando um salto no cuidado. Assim, foi lançado um desafio a esta secretaria de saúde para a elaboração de projeto que atente para os cuidados aos grupos prioritários, classificados de risco para a COVID 19 (OMS, 2020), com vistas prevenção e promoção da saúde, na tentativa de minimizar os riscos junto a esta população enquanto perdurar o estado de calamidade pública.

Encontrar soluções para prevenir e promover a saúde destes grupos pode fazer a diferença no cenário municipal, exige ações rápidas explorando o conhecimento já existente com o foco da Atenção Primaria a Saúde (PAS), ou seja, prevenção, promoção e recuperação da saúde em consonância com a política HumanizaSUS, dando valor ao acolhimento na sustentação da relação entre equipes/serviços e usuários/comunidade. Dessa forma, encontramos apoio no projeto de extensão do Departamento de Enfermagem da UFSM “PRÁTICAS HUMANIZADORAS DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL”.

Respondendo a solicitação do gabinete de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde apresenta o Projeto Neste momento de Pandemia e calamidade pública a saúde não pode parar: Idosos, Crônicos e Gestantes não podem esperar”, que inclui ações voltadas à orientação e educação em saúde, cobertura vacinal, prevenção, promoção e recuperação da saúde relacionadas à pandemia atual e parceria com terapeutas para a prática de ações humanizadoras no cuidado em saúde mental.

Confira o Projeto  na íntegra no link abaixo.