Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas
De 19 a 26 de junho aconteceu a Semana Nacional sobre Drogas, onde afirmou-se o compromisso de todos com as Políticas Públicas sobre drogas, que hoje são, sem dúvidas, um problema de saúde pública.
A psicóloga da Secretaria de Saúde, Marciele Toaldo da Silva, elaborou um material explicativo sobre estas políticas e também com dicas para prevenção, garantindo a manutenção da sua saúde física e mental e o aumento da qualidade de vida.
O Município de Itaara conta com a orientação da Rede Regional de Atenção Psicossocial e oferece um grupo de apoio ao antitabagismo e policlínica com atendimento psicológico e psiquiátrico com a possibilidade de encaminhamento para internação de reabilitação via regulação estadual.
SAIBA DIZER NÃO!!!
O primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas é saber recusar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas. Dizer a alguém que lhe oferece drogas que você não tem interesse em consumir aquele produto pode ser feito de maneira tranquila e cordial, sem precisar ofender ou agredir quando se sentir pressionado para aceitar a oferta.Saiba desviar o assunto e reforçar, de forma clara, os motivos pelos quais você não se interessa por esse tipo de atitude para se divertir.
ESCOLHA BEM SUAS COMPANHIAS!
Observe os hábitos do grupo com o qual você convive, quais são suas ideias de diversão e se eles costumam julgar alguém que não quer seguir suas sugestões de atividades. Se você começar a se sentir inseguro e desconfortável com relação à pressão que seus amigos lhe exercem para consumir drogas, não hesite em se afastar do grupo e procurar novas companhias.Saber escolher melhor seus amigos não significam que você deva evitar conviver com alguém que faça uso, mas basta que seus amigos saibam respeitar a sua escolha de não consumir.
CONTE SEMPRE COM O APOIO DOS SEUS FAMILIARES!
A harmonia em ambientes familiares é uma ótima estratégia para contribuir para a prevenção do uso de drogas na adolescência, mas também na vida adulta. Para pessoas que enfrentam dificuldades em ambientes familiares, a participação em grupos comunitários, ou até terapêuticos, pode ser uma ótima alternativa para trocas de experiências e conhecimento.
PRATIQUE ESPORTES!
Como o exercício físico estimula a produção de endorfina, que é um hormônio relacionado com a sensação de prazer, esses indivíduos procuram com menor frequência o uso de drogas para se sentirem melhores.Por esse motivo, uma das formas de prevenção mais eficientes para o uso de drogas na vida adulta é o estímulo da prática regular de atividades físicas de maneira equilibrada, valorizando a manutenção da saúde e o bem-estar.
CUIDE DE SUA SAÚDE EMOCIONAL!
Todas as pessoas, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, podem ser afetadas, em algum momento, por problemas de saúde mental ou dependência química, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, no entanto, podem servir como gatilhos para início do problema.Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, com o humor deprimido ou pensando em se machucar ou em suicídio. Procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188).
Desta forma, entendemos que problemas relacionados à questão da drogadição representam um agressor entre tantos outros presentes na vida moderna. Seu uso não representa um processo de alienação social, mas sim, um dos fatores que prejudicam, alienam, embriagam a formação dos jovens e até das crianças, como vem sendo identificado atualmente, por esta estas questões estejamos todos atentos a este grande problema social, dialogando e construindo fatores de proteção e prevenção.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Guia estratégico para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas : Guia AD / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.