Secretaria Municipal de Saúde lança campanha "Saúde Mental do Servidor" - cuidando de quem trabalha!

Saúde Mental do Servidor, cuidando de quem trabalha!

A Pandemia pelo novo coronavírus está fazendo com que os servidores municipais experimentem o aumento de estresse, ansiedade e medo do futuro, sentimentos que podem muitas vezes trazer importantes impactos à vida psicológica e a rotina de trabalho.
A partir da Campanha “ Cuidando de quem cuida” do Gabinete de Prevenção ao COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde reconheceu a necessidade de ampliar o cuidado aos servidores municipais.
A ideia de falar sobre o que é angustia, de expor medos, dúvidas e inquietações em um espaço institucional que busca escutar o seu ponto de vista e a sua realidade, pode auxiliar a pessoa na elaboração de estratégias internas para suportar a sobrecarga psíquica causada pela pandemia. Nesse sentido, é ofertado através de parceria com o CEREST , o acolhimento e apoio psicológico específico, destinado a escuta dos trabalhadores de serviços essenciais que estejam se sentindo emocionalmente fragilizados ou que queiram apenas “ desabafar”.
O serviço já está ativo e funciona de segunda a sexta-feira através do telefone (55) 3286 2609 .O trabalhador interessado no atendimento pode ligar para o CEREST e solicitar falar com psicólogo Silvério Costella, que fará o agendamento do acolhimento e as demais combinações.
Juntamente é ofertado uma cartilha da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ com recomendações gerais em saúde mental e atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19.