Secretária de Saúde explica como vai funcionar a vacinação contra a Covid-19 em Itaara

A vacinação contra a Covid-19 iniciou em Itaara no dia 21 de janeiro, tendo como lista de prioridades a preconizada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a lista, para esta primeira etapa da vacinação foram priorizados os trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e a população indígena vivendo em terras indígenas.


A Secretária Municipal de Saúde, Roselaine Machado explica que como no município não há registro de áreas indígenas, tão pouco de Instituições de longa permanência para idosos e deficientes, Itaara não recebeu quantitativo de vacinas para estes grupos. “Iniciamos então a vacinação dos profissionais de saúde, conforme recomendação sobre estratificação dos grupos prioritários dos trabalhadores de saúde SES/COS, seguindo um ordenamento prioritário para a vacinação”, disse.


Ela informa ainda que se adaptando a esta recomendação, a secretaria organizou a prioridade de vacinação com os seguintes grupos:
1. Equipes de saúde do Centro Covid: equipe de saúde que atua diretamente no Ambulatório Covid do município;
2. Equipes de saúde do plantão, Estratégias de Saúde da Família Central e Serrana, e Atenção Domiciliar (são equipes de saúde que estão atuando diretamente com a população, inclusive com casos suspeitos ou confirmados de Covid);
3. Equipes de motoristas, recepcionistas e higienização: são priorizados pelo Ministério da Saúde para recebimento das vacinas por serem trabalhadores de apoio nos serviços de saúde, embora não prestam serviço direto de assistência a saúde das pessoas;
4. Equipes administrativas; neste grupo estão os trabalhadores administrativos, vigilância sanitária e ambiental, entre outros, sempre priorizando os trabalhadores que de alguma forma realizam algum tipo de atendimento de saúde ao público e que o afastamento deste servidor do seu setor prejudicaria o atendimento em saúde no geral.
5. Prestadores de serviços de saúde ao município: concluída a vacinação dos profissionais de saúde ligados diretamente a esta secretaria, nesta semana a vacinação foi ampliada aos prestadores de serviços de saúde conveniados ao SUS. Também para clínicas, laboratórios, consultórios de serviços de saúde estabelecidos no município.
6. Demais profissionais de saúde; inclui os profissionais liberais que comprovem residência no município e que não possuem vínculo com estabelecimentos de saúde prioritários. Estes estarão recebendo a vacina conforme disponibilidade de novos lotes.

PRÓXIMA ETAPA DE VACINAÇÃO: Roselaine explica que “com relação ao próximo grupo para recebimento da vacina, que seriam os idosos, com prioridade aos restritos ao leito e ao domicílio (acamados), e respeitando a ordem decrescente de idade, salientamos que, embora acompanhamos nas mídias que alguns municípios já iniciaram a vacinação, a liberação da vacina para os grupos contemplados está condicionada ao recebimento de novos lotes. No momento estamos cadastrando os usuários para facilitar o estabelecimento dessas prioridades”, destaca a enfermeira.


Informações pelo telefone (55) 996231323 com Rosângela, das 8 horas às 12 horas.


Informações sobre doses aplicadas em https://vacina.saude.rs.gov.br/ atualizadas diariamente.

 

Horário de Atendimento
Seg - Sex 08:00 às 14:00 
Fale Conosco
(55) 3227-2000
Endereço
Av. Guilherme kurtz, n° 1065 
Itaara - Rio Grande do Sul
Cep 97185 - 000
©2021 Prefeitura de Itaara. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br