Gabinete de Prevenção COVID-19 lança campanha "Cuidando de quem cuida".

Imprimir

 

A Pandemia pelo novo coronavírus está fazendo com que as equipes de Saúde experimentem o aumento de estresse, ansiedade e medo do futuro, sentimentos que podem trazer impactos à vida psicológica. Diante desta nova realidade, é preciso cuidar da saúde mental dos profissionais da saúde, que, apesar da pandemia, continuam trabalhando e prestando atendimento à população.  Pensando no bem estar físico e mental destes servidores, o Gabinete de Prevenção e Enfrentamento a COVID – 19, disponibiliza de forma online (e impressa caso necessário) material de apoio em saúde mental, autocuidado e treinamento em cuidados clínicos.

A ideia de falar sobre o que é a angústia, de expor seus medos, dúvidas e inquietações pode auxiliar a pessoa na elaboração de estratégias internas para suportar a sobrecarga psíquica causada pela pandemia.

Neste sentido, é ofertado através de parceria com o CEREST (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador) o acolhimento e apoio psicológico específico, destinados a escuta dos trabalhadores de serviços essenciais que estejam se sentindo emocionalmente fragilizados ou queiram apenas desabafar. O serviço já está ativo e funciona de segunda a sexta feira, através do telefone (55) 3286 2609, basta solicitar o atendimento do psicólogo Silvério Costella.

O Ministério da Saúde oferece teleconsulta  psicológica e psiquiátrica para estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade em profissionais do SUS que enfrentam a COVID-19 através do canal 0800 644 6543 (opção4).

Segue nos links abaixo material para consulta: