Primeira Dama Dilce apresenta na Câmara Vereadores o Plano de Respostas à Pandemia

A Primeira Dama Dilce do Carmo, como Coordenadora do Gabinete de Enfrentamento ao COVID 19, participou da Sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda Feira dia 22/06, formalizando a entrega para a população de Itaara do Plano de Respostas à Pandemia, um compromisso da gestão municipal com a saúde dos munícipes.
A sessão, realizada por videoconferência, contou com a participação também da Vice-Prefeita Marta Copetti e das Secretárias de Saúde-Liziane Ulmann e da Assistência Social – Leila Wilm.

A Primeira Dama Dilce reiterou que a Prefeitura Municipal de Itaara, a partir da criação do Gabinete de Prevenção a COVID-19, criou e implantou ações de enfrentamento à pandemia pela COVID 19, declarada em 11 de março de 2020. Estas ações, por meio da utilização de um sistema de coordenação predefinido tem permitido uma articulação adequada e melhor aproveitamento dos recursos e otimização dos resultados.

O Plano contém todas as estratégias, projetos e ações desenvolvidas, desde a sua declaração em 11 de março de 2020 pela OMS até o mês de junho 2020. Foram descritos os caminhos para o enfrentamento à pandemia, com atitudes práticas envolvendo várias secretarias: como por exemplo, o SOLIDARIZA ITAARA, projeto este que possibilitou estender as ações para segmentos da saúde, assistência social, comércio e prestação de serviços, comunidades rurais, grupos de risco, comunidade escolar e outros.
“O plano irá se manter em aberto, onde as ações poderão ser inseridas na medida em que estivermos passando pela pandemia e para isto a Gestão Pública conta com a participação da Câmara de Vereadores, atuando em parceria para minimizar os efeitos desta pandemia", reiterou Dilce do Carmo.

Finalizando convidou todos os meios de comunicação locais e regionais para que multipliquem as informações educativas e preventivas, lembrando que a mais relevante resposta é a atitude humana pela responsabilidade social. É na integração e co-responsabilidade nas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde que podemos juntos, a partir da experiência vivida, mudar e melhorar o cenário local e mundial.