Prefeito Cléo entrega Decreto de Situação de Emergência para o Presidente do Sicredi

Prefeito Cléo Vieira do Carmo decreta Situação de Emergência em Itaara  e entrega decreto ao Presidente do Sicredi

Em reunião realizada na segunda dia feira dia 09 de março que contou com a presença da Vice Prefeita Marta Regina  Copetti, Defesa Civil de Itaara e do estado, Emater e Secretários Municipais foram  apresentados relatórios que demonstram os danos  causados pela longa estiagem,  tanto para  a agropecuária como para a  agricultura familiar,  esta já com desabastecimento de água comprometendo a  subsistência das famílias.  Após o relato, o Prefeito Cléo Vieira do Carmo decretou Situação de Emergência no município devido a estiagem, encaminhando o documento  para homologação junto ao estado.

Nesta quarta feira, dia 11 de março,  aconteceu em Brasilia a reunião da comitiva gaúcha com a  Ministra da Agricultura Tereza Cristina juntamente com Entidades representativas dos agricultores, Famurs, CNM, Deputados Estaduais,  Federais, Governador do Estado e Senadores.  Pauta: Seca que assola o RS.

A principal demanda da comitiva é a renegociação dos créditos de custeio e comercialização contraídos até a safra 2019/20. Um documento foi entregue com as principais medidas para amenizar as perdas , entre elas está o pedido de agilização do reconhecimento dos decretos municipais de emergência homologados , avaliação  e definição de medidas para a solução do endividamento em apoio aos agricultores, formação de grupo de trabalho (com bancos e representantes dos agricultores) para avaliação e definição de apoio ao endividamento dos produtores rurais e agricultura familiar  atingidos pela estiagem,  bem como novas linhas de financiamento para Cooperativas e  Empresas que também financiaram os agricultores ( dívida fora dos bancos), conforme solicitação apresentada.

Buscando alternativas de apoio aos produtores, o Prefeito  Cléo Vieira do Carmo fez a entrega do Decreto de Situação de Emergência  ao  Presidente do Sicredi Pedro Ubiracy Dias para  conhecimento  da grave  situação enfrentada pelos produtores da nossa região. O Decreto foi entregue durante a assemblia do Sicredi que aconteceu em Itaara, Salão da Igreja São José, nesta quarta feira dia 11 de março.