Prefeito Cléo Vieira do Carmo decreta Situação de Emergência

O Prefeito Cléo Vieira do Carmo assinou na manhã desta terça feira, dia 10, o Decreto 2306/2020 que declara Situação de Emergência no Munícipio.

O Decreto foi assinado após a reunião do dia 09 de março que contou com a presença do  Prefeito Cléo Vieira do Carmo, o  Cel. Jacob Pinton da Defesa Civil Estadual,  a Vice –Prefeita e Secretária de Saúde Marta Copetti, Priscila Staggemeir Rossato – Pres. Da Câmara de Vereadores, Rogério Rosa de Paula – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jacir Leandro Rodrigues da Silva – Secretário de Educação e Desporto, Leila Wilm – Secretária de Assistência Social, Ana Laura Santos – Assistente Social, Deivid Vicent Alves e Nestor Silva Sales da Defesa Civil, Leda Ferigollo Diretora Administrativa e Aliel Freitas Correa – Coordenador da Emater no Município.

Na reunião, o Coordenador da Emater apresentou novamente os dados relativos as perdas de produtividade nas culturas de soja, milho e feijão, já apurados no mês de janeiro e que só aumentaram pela estiagem de mais de 60 dias.  Segundo ele, a agricultura familiar também está sendo afetada pelos efeitos da estiagem provocando desabastecimento de água para  consumo próprio e dos animais  comprometendo a subsistência das próprias famílias e também  a entrega de produtos para a merenda escolar dos agricultores que integram o Projeto PNAE.

Secretário Rogério de Paulo relatou que existem propriedades rurais com reservas mínimas de água e que a incidência de sol tem agravado a situação, causando vaporização excessiva dos reservatórios, tanto nos  lagos artificiais, rios e Córregos.

Diante dos relatos dos participantes e com base nas orientações  do Cel.Jacob Pinton de que o município tenha um planejamento de como enfrentar a situação atual e ficar atento para ocorrências futuras, o Prefeito Cléo Vieira do Carmo decidiu decretar situação de emergência, ato administrativo de sua competência.

A Prefeitura de Itaara, através das suas secretarias está atenta às necessidades dos agricultores e está prestando  toda a assistência necessária para minimizar os danos causados pela longa estiagem.