Itaara mantém risco baixo de epidemia da dengue

ITAARA MANTÉM-SE COM RISCO BAIXO DE EPIDEMIA DA DENGUE

Ao longo do ano de 2019 Itaara desenvolveu e realizou várias atividades tendo como objetivo combater o mosquito transmissor da Dengue, sensibilizando a população quanto à prevenção e o combate ao Aedes. Importante salientar que ano passado a administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou processo seletivo para contratação de agente de endemias, objetivando intensificar as ações de combate ao aedes.

O risco de uma epidemia é baixo em Itaara, conforme dados no município. Os agentes realizam atividades diárias, entre elas o levantamento de índice mais tratamento ( LI+T), promovendo com a eliminação de criadouros e a orientação aos moradores. Esta atividade é realizada ao longo do ano, dividida em 6 ciclos, em cada um deles busca-se atingir no mínimo 80% dos imóveis cadastrados no Sistema do Programa nacional de Combate à dengue (SisPNCD), atualmente o cadastro cobre 06 localidades situadas nas áreas urbanas.

Os agentes realizam várias ações preventivas, tais como visita quinzenal de Pontos Estratégicos (PE) em locais definidos pela 4ª CRS,  coleta de larvas, que são encaminhadas para análise laboratorial, onde será feita a identificação do espécime e realização de pesquisa Vetorial Especial (PVE), normalmente em atendimento à denúncias.

Quanto ao foco em piscinas, esclarecemos que o agente não tem amparo legal para entrar na propriedade sem que haja autorização do proprietário, assim, chamamos a atenção destes para que mantenham suas piscinas tratadas ao longo de todo o ano, sendo assim responsável pela saúde do coletivo, e ainda podendo sofrer sanções legais, caso comprove-se que a situação de infestação está diretamente ligada aos focos existentes nestas propriedades.

Por fim também é realizado o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), onde a cada ciclo definido pela Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 3,5% dos imóveis as área urbana espalhados nas localidades do município, os agentes realizam visitas e coletas de larvas, caso seja identificado, e enviado para análise laboratorial. O resultado da análise determina o risco de infestação do município.

No início desse ano de 2020, no mês de janeiro, foi realizado o 1º LIRAa em Itaara, quando 288 imóveis foram visitados, tendo como resultado das análises das coletas um índice >1%, mantendo assim Itaara com risco baixo de infestação.

Apesar desse resultado, não podemos relaxar, o trabalho e a preocupação são constantes, pois sabemos que o AEDES está presente, e a única forma de eliminar os riscos é evitar a água parada. Num trabalho diário o munícipe deve exercer a sua responsabilidade social e não esperar a visita do agente de endemias para eliminar os criadouros.

Não esqueça Dengue é um problema de todos nós, sendo, portanto, responsabilidade de todos promoverem o combate ao AEDES.